Defensor da causa dos autistas recebe Título de Cidadão Suzanense
Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé, no Plenário da Câmara, Artur Takayama sorri para a foto ao lado de Altair José de Aguiar Perez Prado, que segura a placa com o Título de Cidadão Suzanense.
Foto: Vivian Turcato
A Câmara de Suzano entregou na noite de ontem (20) o Título de Cidadão Suzanense para Altair José de Aguiar Perez Prado. Ele foi o responsável por indicar ao vereador Artur Takayama (PL) o projeto de lei para que Suzano tivesse a carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista (Ciptea). A legislação está em vigor desde 2022 e permite que o município tenha uma estatística do número de autistas.
A sessão solene foi comandada pelo vereador Edirlei Junio Reis (PL), o professor Edirlei, e contou com participação de Takayama e Lazaro Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus.
Em seu discurso, Takayama falou sobre as formações de Prado (ele é graduado em Administração de Empresas, Pedagogia, Psicopedagogia, História e Letras Português, Inglês e Espanhol. Atualmente, é estudante de Museologia) e sobre a sua luta constante pelos direitos dos autistas. “Eu me sinto muito orgulhoso de poder conceder esse título ao Altair. Hoje ele se torna o mais novo filho de Suzano”, disse.
O presidente do Rotary Club Suzano, Jefferson da Silva, revelou que é padrinho de casamento de Altair e Márcio Roberto Perez Prado, amigo e “admirador desse homem extraordinário”. “É um merecido Título de Cidadão Suzanense. Ele é um homem que não mediu esforços desde que chegou de Guarulhos e adotou Suzano como a sua casa. Tem sido um pilar fundamental no desenvolvimento da nossa comunidade”, opinou.
O homenageado agradeceu a presença de todos e, principalmente, ao vereador Takayama pelo apoio na criação da Ciptea. “Minha sincera gratidão à esta Casa de Leis, em particular, ao representante do povo, Artur Takayama, por endossar e apoiar a criação de uma lei que amplia os direitos dos vulneráveis”, disse. “Essa carteirinha é uma questão de orgulho”, frisou.
O vereador professor Edirlei parabenizou o homenageado por sua trajetória de vida. Também fizeram parte da sessão solene a comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Tatiana Orita, o reitor do campus de Suzano do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Eugênio Zampini; e o presidente da Guarda Mirim de Suzano, Jamil Marques Figueira.